quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Itamarandiba MG

Itamarandiba é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Possui área de 2.736 km² representando 0,4665 % do Estado, O,296% da Região Sudeste e 0,0322% de todo território nacional. A cidade, em franco desenvolvimento, tem sede nas coordenadas Latitude:-17º 51' 26" e Longitude:42º 51' 32" e sua população é de cerca de 33 mil habitantes. O município que possue extensa e diversificada base territorial situa-se no Alto Vale do Jequitinhonha, sendo um dos principais municípios dessa região. O município estende-se sobre os dominios do bioma Mata Atlântica - à leste - e Cerrado. O relevo é marcado pelas grandes chapadas e pela exuberante Serra do Espinhaço - Reserva da Biosfera-UNESCO,
Praça Getúlio Vargas

Itamarandiba: Cidade Solidária do Brasil e Capital Brasileira do Eucalipto

 História

A origem do município remonta ao século XVII, com a empresa do bandeiranteFernão Dias, o " Governador das Esmeraldas" que na região aportou ainda no século XVII, no processo de expansão da América Portuguesa. Inicialmente conhecida como São João Batista, Itamarandiba foi elevada a distrito em 1840, emancipando-se, finalmente em 1862. No município ainda há inscrições pré-históricas situadas no Sítio Arqueológico de Campos das Flores, no distrito de Penha de França. A etimologia da palavra é de origem indigena e significa " pedra miuda que rola juntamente com as outras"

Distritos do município

Uma Rua da Cidade
São cinco os distritos do município:
  • Sede (Itamarandiba)
  • Contralto (Mais conhecido como Contrato)
  • Penha de França
  • Padre João Afonso
  • Santa Joana.

  Distrito de Penha de França

O tricentenário Distrito de Penha de França, ja foi no passado pertencente a comarca de Diamantina, fundado por franceses e alemães, sua história possui intimas ligações com o trajeto de tropeiros e a exploração mineral. O Distrito, moldurado pela Serra do Espinhaço, reúne características do período colonial brasileiro, além de Cachoeiras, o Sítio Arqueológico de Campos da Flores-Sinais Rupestres,religiosidade e clima de montanha. O Distrito atrae pesquisadores de vários lugares do mundo, devido a variedade de espécies vegetais endêmicas. Uma das grandes figuras brasileiras que visitou o distrito, foi o martí da Inconfidência Mineira, Tiradentes, que se hospedou no distrito por 60 (sessenta) dias.

 Distrito de Contralto

Distante a pouco mais de 20 km da Sede do Município, o distrito tem o agronegócio como atividade econômica. Um dos principais anseios de sua população e a pavimentação asfáltica da rodovia que liga Itamarandiba/Aricanduva e que passa pelo distrito, o que de fato é uma obra emergencial.
Distrito de Padre João Afonso Distante cerca de 37 km da sede municipal, está localizado às margens do Rio Itamarandiba, próximo ao Parque Estadual da Serra Negra e tem a pecuária com atividade geradora de empregos. A próximidade à unidade de conservação, pode futuramente fomentar o turismo solidário e o comércio do simpático distrito.

 Distrito de Santa Joana

A localidade, próxima a sede municipal, foi elevada a categoria de Distrito em data recente, e está localizado nas margens da MG-117 e do Rio Itamarandiba. O distrito tem ao centro a Igreja de Nossa Senhora, de mesmo nome, é possui vista privilegiada para o Parque Estadual da Serra Negra. As pastagens e a Mata Atlântica, com as exuberantes palmeiras Indaiá, dominam a paisagem. Devido sua localização privilegiada, o distrito, se apresenta como um atrativo ao desenvolvimento de atividades ecoturisticas: próximo a cinematográfica Serra Negra, na Serra do Espinhaço, a paisagem é exuberante, de fácil acesso e com grande potencial ocioso, muito breve, atividades conscientes podem revelar ganhos para a comunidade local.

 Outras localidades do município

São vários os povoados e comunidades rurais no município:
  • Penedo
  • Setúbal
  • Bom Jardim
  • Salgadinho
  • Santa Joana
  • Dom Serafim
  • São Gil
  • Pinheiros
  • Carneiros
  • Pereira
  • Santa Luzia

 Hidrografia

Rio Itamarandiba

O município de Itamarandiba é considerado a "caixa d'água" do Vale do Jequitinhonha por corresponder, junto a outros municípios da região, por grande parte do volume de águado [[Rio Araçuaí]; servindo populações como a da Cidade de Araçuaí-Cidade Pólo do Médio Jequitinhonha.
O município de Itamarandiba possui grande número de nascentes, córregos, rios que são tributários da Bacia do Rio Jequitinhonha além de outros que são tributários da bacia hidrográfica do Rio Doce,estes últimos localizados mais a leste.
Principais mananciais
  • Rio Araçuaí este rio nasce no município de Rio Vermelho, numa das mais belas paisagens do Alto Jequitinhonha;
  • Rio Itamarandiba - O Rio Itamarandiba possui duas grandes nascentes, que após longo percurso no município se encontram formando o leito principal do Rio Itamarandiba, que é um dos principais rios do Alto Jequitinhonha, promovendo a integração regional, entre os municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina, Aricanduva dentre outras localidades;
  • Rio São João : Este mancial tem suas cabeceiras próximas ao perimetro urbano de Itamarandiba, o que tadavia facilita a captação de água para abastecimento da cidade, entretanto sofre com os impactos ambientais negativos, como a poluição;
  • Rio Itacarambi; utilizado largamente pela atividade cafeeira e de grande importância econômica e ambiental no munucípio.
  • Ribeirão Santo Antônio; tem sua foz no Rio Araçuaí e sofre assim como os demais rios com as agressões ambientais;
Mata Atlântica em Itamarandiba

Vegetação

O município de Itamarandiba, possui cobetura vegetal de dois grandes biomas brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado, nos domínios da Serra do Espinhaço - Reserva da Biofesra/UNESCO, é possível encontrar Matas de Galeria, Campos Rupestres, Extensas Áreas de Cerrado e fragmentos da Mata Atlântica. Apesar do incremento das atividades de extração vegetal e Silvicultura, representativos do desflorestamento para produção do carvão vegetal a partir de matas nativas e plantadas e da apresentação de Itamarandiba no no 1º(primeiro) lugar no Ranking do desmatamento da Mata Atlântica em Minas Gerais no período analisado até 2005, como revelou o INEP, o município ainda detém significativas áreas de cobertura vegetal, que todavia requerem prevenção e proteção.
Parque Estadual da Serra Negra em Itamarandiba

 Parque Estadual da Serra Negra

O Parque Estadual da Serra Negra é uma das mais belas unidades de conservação do nordeste de Minas Gerais, a unidade de conservação(fechada) foi criada em 1998 a partir do Decreto nº 39.907 de 22 de setembro de 1998. Sua área é de 13.654 ha e tem como representativo de sua fauna e flora, o Lobo Guará e as Canelas D'ema Gigantes respectivamente, são dois símbolos da unidade de conservação. Nos últimos anos o parque tem sofrido com os incêndios florestais, além da falta de infraestrutura de apoio ao turista e problemas afins.

 Distância dos principais centros


 Rodovias de acesso ao município

(a partir de Belo Horizonte)
  • Saída por Itabira/Guanhães:
BR-381, MG-434, MG-129, BR-120, MG-117
  • Saída por Diamantina:
MG-214, MG-451, BR-367